Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Marcio Aquiles tem novo lançamento do “Memórias do Cine Bijou”, no Espaço Itaú de Cinema

Após o sucesso do lançamento do livro “Memórias do Cine Bijou” em julho, no Cine Satyros Bijou, quando atraiu quase 300 convidados, Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais da SP Escola de Teatro, faz novo lançamento, dessa vez no Espaço Itaú de Cinema, na Rua Augusta.

O livro foi editado pelo Selo Lucias, projeto editorial da ADAAP e da SP Escola de Teatro.

Aquiles foi convidado para fazer o segundo lançamento durante o 34º Curta Kinoforum. O 34º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta.

A sessão de autógrafos acontece na quarta-feira, 30 de agosto, às 19h.

Sobre o livro

A obra partiu de farta pesquisa documental e conta com entrevistas de artistas, críticos e acadêmicos como Rubens Rewald, Helena Ignez, Marcelo Rubens Paiva, Marília Gabriela, Jefferson Del Rios e Nabil Bonduki. Os depoimentos recuperam o legado do cinema e apontam as perspectivas para o seu futuro.

“O livro materializa histórias do Bijou e também reflexões sobre o cinema, os sistemas de produção e os circuitos de distribuição dos anos 1960 até hoje”, conta o autor. “O Bijou produziu gerações de cinéfilos na cidade de São Paulo. E não só isso, foi ponto de encontro de artistas e pensadores que estavam em formação; portanto, não há dúvidas de que os filmes de arte que lá eram exibidos foram decisivos em seu desenvolvimento intelectual. Além disso, a conjectura política e as facilidades de acesso àquelas obras sofisticadas, questionadoras e, muitas vezes, libertárias, o transformou em ícone de resistência à ditadura militar”, diz.

O Selo Lucias

O selo Lucias é uma iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), organização que rege o projeto da SP Escola de Teatro. Tem como programa editorial a publicação de livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise. Homenageia, na raiz de seu nome, a professora, jornalista e gestora cultural Lucia Camargo (1944-2020), que foi coordenadora da Escola, e o expande ao plural, pela vocação da Adaap pela coletividade e pelo múltiplo. O grupo que compõe a coordenação editorial do selo é composto por Ivam Cabral (diretor executivo), Elen Londero, Beth Lopes e Marcio Aquiles.

+ Itaú Cultural estreia “Sueño”, da Heroica Companhia de Teatro, em 31/8


Recentes

31/07/2023

SP Escola de Teatro entrevista Leandro Knopfholz, vice-presidente do conselho da ADAAP

31/07/2023

Confira como foi a participação dos estudantes da SP no sarau da Biblioteca Adelpha Figueiredo

28/07/2023

Mesa de discussão “Um Olhar Sobre a Palhaçaria” acontece dia 01/08 na sede Roosevelt

28/07/2023

Confira como foi a performance itinerante realizada pelos estudantes da SP Escola de Teatro

28/07/2023

Grupo de jovens da Fundação CASA visita as duas sedes da SP Escola de Teatro

27/07/2023

SP Escola de Teatro entrevista Wagner Brunini, conselheiro da ADAAP

26/07/2023

SP Música recebe show do novo álbum de Cris Cunha

25/07/2023

Residência artística “Nunca Vi Uma Gaivota” estreia em 4/8 na SP Escola de Teatro

25/07/2023

SP Escola de Teatro entrevista Helena Ignez, conselheira da ADAAP

324 de 616 resultado(s)