Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foi a conversa com Giselda Perê e Evandro Nunes com os estudantes na unidade Roosevelt

Nos dias 30 e 31 de agosto, ocorreram as aulas com as linhas de estudo sonoplastia, atuação e direção de “Mitologias e imaginários contidos na cultura tradicional afro-brasileira” com Gisele Perê e “Trajetória do Teatro Negro e Atitude” com Evandro Nunes, que dialogam com o tema desse semestre “Mitologias brasileiras e seus enredos encantados”.  

Durante a aula, a mestra em arte e educação pela Unesp, Giselda Perê abordou sobre a importância da mitologia para a identidade nacional brasileira. “Você nutre o seu imaginário compreendendo que ele é diverso, que ele tem uma origem e que essa mitologia é a identidade de um povo. [A mitologia] perpassa aspectos culturais, religiosos, ou seja, é a identidade cultural de um coletivo”, pontua.

O doutor em educação e pesquisador em teatro negro, Evandro Nunes, dividiu com os alunos sua trajetória no Teatro Negro e Atitude (TNA) e ressaltou a importância de se estudar a estética e a poética negra para uma construção da cena. “Quando se propõe trazer outros olhares para as construções cênicas, principalmente, os de matrizes indígena e negra, trazemos para o centro da roda olhares que foram pilares para a construção da cultura nacional,” ressalta.

Além da conversa e das experimentações de som e direção teatral, Evandro Nunes também apresentou o seu livro “O Teatro Negro e Atitude no Tempo – O Tempo no Teatro Negro e Atitude”, que conta sobre o surgimento do Teatro Negro e Atitude, e sua importância no cenário das teatralidades negras e desmistificando a existência do teatro apenas a partir da Grécia, trazendo novos olhares impulsionados por Abdias Nascimento.

Confira fotos do encontro nas fotos de Ana de Castro:


Recentes

27/03/2025

Peça “Reza Cotidiano” entra em cartaz em 5 de abril na SP Escola de Teatro

27/03/2025

Ouça o segundo episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Athena Joy

26/03/2025

Mostra de Microcenas acontece neste sábado (29) na SP Escola de Teatro

25/03/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: pedidos de isenção da taxa de inscrição até 26/3

25/03/2025

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Processos Criativos: A Prática como Método de Investigação”

25/03/2025

Laura Félix de Barros, estudante de Atuação da SP Escola de Teatro, ministra oficina no CCSP

24/03/2025

Egressas do curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro lançam livros em 3/4

24/03/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: SP Escola de Teatro abre inscrições para 90 vagas nos cursos técnicos

20/03/2025

Estudante de Iluminação, Nero Murphy promove encontro sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área

90 de 890 resultado(s)