SP Escola de Teatro recebe visita da Mapulu Kamayurá, primeira pajé e cacica mulher dos Kamayurá
A SP Escola de Teatro recebeu Mapulu Kamayurá, a primeira pajé e cacica mulher dos Kamayurá, situada no Parque Nacional do Xingu. Durante a visita, a indígena gravou no estúdio da Escola os cantos tradicionais de seu povo e agradeceu à SPET por ceder o espaço.
Mapulu é considerada pelos seus ancestrais e sua comunidade como a primeira pajé mulher. Desde jovem, ela foi a responsável por ajudar os enfermos nas aldeias indígenas, quando os remédios não funcionavam ou necessitavam de um atendimento imediato, além de ser a parteira de sua aldeia e ter auxiliado o nascimento de diversas crianças.
Seu papel político e social também é notório, sendo uma das articuladoras indígenas em Brasília e buscando melhorias para as aldeias do Xingu e de outras localidades. “A gente pensa assim, não queremos só algo para nós e sim para toda a comunidade”, aponta Mapulu.
Sua visita a São Paulo aconteceu depois do encontro de Mapulu com a atriz Helena Cerello, que está produzindo um espetáculo teatral e audiovisual, intitulado TERRAPRETA, que tem previsão de estreia em 2024.
Confira as imagens da visita, nas fotografias de Ana de Castro: