Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

A Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2024 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro acontece a partir de amanhã (25). Nos dias 25 a 28 de junho e nos dias 1 e 2 de julho, nos períodos da manhã e tarde, os estudantes se apresentam nas unidades Roosevelt e Brás da SPET.

A mostra apresenta ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre e são, ao todo, 16 montagens produzidas e encenadas presencialmente. São oito núcleos em cada módulo, azul e verde, e cada grupo apresenta seu espetáculo três vezes ao longo da semana. Cada apresentação tem duração de até 25 minutos.

Cada núcleo é composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola: Atuação, Dramaturgia, Direção, Sonoplastia, Iluminação, Cenografia e Figurino, Humor e Técnicas de Palco.

É possível baixar aqui o programa da Mostra dos Estudantes 2024, com detalhes de cada apresentação e locais e horários de cada grupo.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

+ Conheça os cursos técnicos da SP Escola de Teatro

Propostas pedagógicas do semestre

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul trabalharam o eixo Performatividade; o operador “Circo e teatro: aproximações e conflitos” – Mario Bolognesi e “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismo” – Lili Castro; o material “O conflito entre a tradição e o contemporâneo nas artes circenses” (Assistir a espetáculos de circo e outras linguagens que representem as artes circenses para desenvolver uma dramaturgia performativa); e artistas pedagogas Hotxuá, o palhaço sagrado – filme de Letícia Sabatella e King Kong Fran – Espetáculo, Trupe Lona Preta, Circo no Beco, Leo Bassi.

Já o módulo verde trabalhou o eixo Personagem/Conflito; o operador “O circo era uma escola única e permanente”- Erminia Silva; o material Histórias de Circo (Entrevistas com circenses itinerantes, grupos, coletivos de linguagem circense e artistas circenses de rua, buscar histórias para elaboração de texto dramatúrgico); e a/o artista pedagoga/o Os Fofos Encenam, Circo Teatro Guaracyaba, Circo Teatro Palombar, Circo Teatro Tubinho.

Os assuntos foram constantemente debatidos e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados nessa semana e na próxima.

Recentes

06/03/2023

Com Infância, Ney Piacentini mergulha em Graciliano Ramos na SP Escola de Teatro; confira a entrevista!

02/03/2023

Confira a programação do 2º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023

01/03/2023

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, recebe prêmio nos Estados Unidos

28/02/2023

Beth Lopes assume a coordenação pedagógica do curso técnico da SP Escola de Teatro

24/02/2023

Confira como foi o lançamento do livro Frestas Poéticas, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre de Fernanda Amaral

17/02/2023

Rodolfo García Vázquez coordena ciclo de palestras online com estudantes de sete universidades europeias

16/02/2023

SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Frestas Poéticas, no dia 23 de fevereiro

14/02/2023

Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles publicam artigos em inglês sobre a SP Escola de Teatro no prestigiado The Theatre Times

13/02/2023

Alycia Machaca, estudante boliviana de TP da SP Escola de Teatro, relata a importância da oficina de língua portuguesa oferecida pelo Programa Oportunidades

783 de 943 resultado(s)