Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira como foram as apresentações finais dos estudantes da SP Escola de Teatro no 1º semestre de 2024

Aconteceu entre 25 e 28 de junho e nos dias 1 e 2 de julho a Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2024 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro.

16 grupos, dos núcleos azul e verde, apresentaram ao público nas unidades Brás e Roosevelt os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre com coordenadores, formadores e artistas docentes.

Cada grupo foi composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola: Atuação, Dramaturgia, Direção, Sonoplastia, Iluminação, Cenografia e Figurino, Humor e Técnicas de Palco.

Cada apresentação tinha 25 minutos.

Propostas pedagógicas do semestre

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul trabalharam o eixo Performatividade; o operador “Circo e teatro: aproximações e conflitos” – Mario Bolognesi e “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismo” – Lili Castro; o material “O conflito entre a tradição e o contemporâneo nas artes circenses” (Assistir a espetáculos de circo e outras linguagens que representem as artes circenses para desenvolver uma dramaturgia performativa); e artistas pedagogas Hotxuá, o palhaço sagrado – filme de Letícia Sabatella e King Kong Fran – Espetáculo, Trupe Lona Preta, Circo no Beco, Leo Bassi.

Já o módulo verde trabalhou o eixo Personagem/Conflito; o operador “O circo era uma escola única e permanente”- Erminia Silva; o material Histórias de Circo (Entrevistas com circenses itinerantes, grupos, coletivos de linguagem circense e artistas circenses de rua, buscar histórias para elaboração de texto dramatúrgico); e a/o artista pedagoga/o Os Fofos Encenam, Circo Teatro Guaracyaba, Circo Teatro Palombar, Circo Teatro Tubinho.

Os assuntos foram constantemente debatidos e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados nessa semana e na próxima.

Imagens

Confira como foram as apresentações, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

17/06/2022

SP Escola de Teatro recebe 2º Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga

14/06/2022

SP Escola de Teatro promove oficina Um Beckett Colaborativo, com professores poloneses da Universidade de Gda?sk

10/06/2022

Veja como foi o primeiro dia da oficina de grafite com alunos da Escola Estadual Padre Anchieta, orientada por Dennys Leite

10/06/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

08/06/2022

No mês de orgulho LGBTQIA+, confira uma lista exclusiva de livros sobre a temática disponíveis na biblioteca da SP

06/06/2022

Hubert Alquéres, conselheiro da Adaap, assume direção da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

02/06/2022

Marta Guerra, uma das diretoras do Palácio das Artes, em BH, elogia projeto pedagógico da SP em visita à instituição

02/06/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta finalizam oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

30/05/2022

Cabaré Drags do Brás, ação performativa que reuniu estudantes de Humor e Cenografia e Figurino, conquista o público do bairro

927 de 989 resultado(s)