Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro se despede da artista sueca Suzanne Osten

Morreu hoje (29) aos 80 anos a artista sueca Carlota Suzanne Osten. Diretora de cinema, diretora de teatro e dramaturga, Osten foi um dos grandes nomes das artes cênicas e do cinema sueco nas últimas décadas.

Pelo filme “The Mozart Brothers”, foi eleita melhor diretora do 22º Guldbagge Awards. No cinema, também dirigiu filmes como “Mamma” e “Skyddsängeln”.

No teatro, ela fundou o Fickteatern no final dos anos 1960. Depois, trabalhou longamente no Stockholm City Theatre, criando peças marcantes de tons políticos e feministas, como “Tjejsnack” e “Kärleksföreställningen”.

Durante sua carreira, advogou pela importância do teatro para crianças e adolescentes e também foi a pioneira do teatro para bebês. Em 1975, fundou dentro da Stockholm City Theater a Unga Klara, focando em produções para crianças e jovens.

O principal foco de pesquisa da Unga Klara, até hoje, são espetáculos que coloquem a política de juventude em cena. O teatro tem como filosofia principal o ponto de partida de que o público jovem tem direito à mesma qualidade e profundidade artísticas de um adulto.

Na SP Escola de Teatro

Em 2013, nos anos iniciais da SP Escola de Teatro, diretoria, coordenadores e coordenação pedagógica da Escola viajaram à Suécia para trocas acadêmicas e para o desenvolvimento de intercâmbios artísticos-pedagógicos. Lá, conheceram Suzanne Osten, que se interessou muito pelo modelo pedagógico da SPET, dando início a uma grande parceria.

Na viagem, a Escola firmou parceria com a Sada (Stockholms Dramatiska Högskola). Posteriormente, dois estudantes e dois formadores da Escola viajaram para a Suécia para um intercâmbio na Sada, ao mesmo tempo que a Escola em São Paulo recebeu quatro representantes suecos.

Em 2013, Osten esteve em São Paulo na SP Escola de Teatro, ministrando palestras e oficinas com os estudantes. Em outubro daquele ano, promoveu a palestra “Teatro para a juventude, arte e sobrevivência” ao lado da atriz Cilla Thorell e da psicanalista e dramaturga Ann-Sofie Bárány, ambas também suecas.

Em sua fala, levantou questões sobre o novo drama, a nova consciência sobre a infância e o “babydrama”, teatro para bebês de 6 meses a 1 ano de idade. Já no workshop para estudantes e formadores, trabalhou questões sobre o Teatro para Juventude.

Recentes

31/03/2023

Processo Seletivo 2023/2º semestre: SP Escola de Teatro abre inscrições para 85 vagas nos cursos técnicos

31/03/2023

Douglas Lima, estudante egresso da SP, vence Prêmio Shell de 2023 com o Coletivo 302; confira a entrevista!

30/03/2023

Programa Oportunidades realiza atividade de contrapartida no Centro de Acolhida Especial para Idosos do Brás

29/03/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro relatam sobre as oficinas de jogos teatrais realizadas na Casa 1

28/03/2023

Lançamento do livro “Oficcina Multimédia – 45 anos”, de Ione de Medeiros, acontece dia 30/3

28/03/2023

Sede Brás recebe curso de Introdução ao teatro de máscaras, com Gabriel Bodstein

28/03/2023

Georgette Fadel ministra palestra online sobre criação teatral no dia 1º de abril

28/03/2023

Curso de Práticas para Atuação inicia seus encontros na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro

28/03/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro contam sobre as atividades artísticas oferecidas aos jovens bolivianos

765 de 942 resultado(s)