Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

13º SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans acontece de 27 a 29 de janeiro na SP Escola de Teatro

Com o tema “Família Expandida: Construindo Redes de Afeto e Apoio na Diversidade”, um dos mais importantes eventos de visibilidade trans do Brasil traz gratuitamente shows, debates e premiação

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), promove de 27 a 29 de janeiro a 13ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans.

O evento totalmente gratuito traz debates, shows, premiação e é uma das mais importantes iniciativas do tipo no Brasil, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O 13º SP Transvisão 2025 acontece na semana em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans (29/1). Todos os eventos são gratuitos e acontecem na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, 210. Haverá transmissão ao vivo no YouTube da Escola.

Esta edição é produzida por Márcia Daylin, Gustavo Ferreira, Elen Londero e Danilo Stavale, além de contar com o esforço de diversos outros setores da SP Escola de Teatro e com o trabalho de Rachel Rocha, advogada de destaque e conselheira da ADAAP, vice-presidente da área temática da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, que idealizou o projeto em 2013 ao lado de outros profissionais.

Desde 2013, a iniciativa pioneira da SP Escola de Teatro promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+. 

Ao longo destes treze anos de evento, foram realizadas mesas de discussão, performances e ações que contaram com a participação de importantes nomes da luta LGBTQIA+, como Laerte, Phedra de Córdoba, Márcia Rocha, Kimberly Luciana, Ingrid Soares, Brenda Oliver e Renata Peron, entre outras estrelas que fizeram história neste evento que celebra lutas e conquistas dos corpos trans.

“Ao falar de redes de afeto e apoio, o tema deste ano é muito relevante, dado o momento que estamos vivendo, no Brasil e no mundo, repleto de discursos contra pessoas trans. Apesar dos grandes avanços dos direitos das pessoas trans no Brasil, ainda vemos a violência aumentar. Em 2024, a violência contra elas cresceu 45%. Nos parlamentos, continuam surgindo projetos que querem retirar e restringir direitos. Os poderes instituídos no Brasil deveriam dar segurança e acolhimento, mas os ataques vêm deles. Esse discurso de ódio tem alimentado o protagonismo dos mandatos de muitos parlamentares. Querem que as pessoas trans voltem para o armário ou deixem de existir”, analisa Rachel Rocha. 

“Um evento como o SP Transvisão é uma resposta a tais ataques. Ele está dizendo: não vamos a lugar algum. As pessoas trans não vão desistir e vão combater de frente tal violência. E como se combate isso? Com educação, com políticas públicas”, completa Rachel.

Apoio

O SP Transvisão 2025 – 13ª edição é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, e apoio da e apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Associação Brasileira de Intersexo (ABRAI); Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI); Associação Cultural Educacional Social Dynamite; Associação da Parada LGBT de São Paulo; Casa Florescer; CAE João Nery; Centro de Referência da Diversidade – Brunna Valin (CRD); Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo; Conselho Estadual LGBT; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Diversa Arte e Cultura; Mães Pela Diversidade; Núcleo de Pesquisa em Saúde e Direitos Humanos LGBT+ (NUDHES); e Núcleo de Transmasculinidades da Rede Família Stronger e Rede Família Stronger.

Confira a programação confirmada do 13º SP Transvisão

27/1 (Segunda)

20h

Show de Abertura – Casa Florescer

Corpos e vozes em movimento 

O corpo tem sido um tema privilegiado nas expressões de arte e  vem  se modificando ao longo da história. A arte do corpo é uma vertente da arte contemporânea que utiliza o corpo como meio de expressão. Esse ato é composto de vozes que trazem suas narrativas em diversas formas de expressar sua existência, Elenco: corpos trans que resistem e existem.

28/1 (Terça)

18h

Mesa “Cuidar de Si para Cuidar dos Nossos: Saúde e Bem-Estar Trans em Redes de Afeto”

Com: Walter Mastelaro Neto, Doutora Daniela Galli e Doutor Marcello Medeiros Lucena

Esse debate abordará a importância do autocuidado e da promoção da saúde e bem-estar para pessoas trans, considerando os desafios e as potencialidades de viver em uma sociedade diversa. A conversa trará reflexões sobre como práticas de autocuidado fortalecem a autoestima, a saúde mental e física, e contribuem para construir redes de afeto e apoio. A mesa também discutirá o papel das famílias e comunidades na criação de ambientes inclusivos e acolhedores que respeitem e celebrem as diversidades de gênero.

20h

Mesa “Trans Conecta: Fortalecendo Redes de Apoio e Conexões Transformadoras”

Com: Victor Grampa, Luca Scarpelli e Leona Jhovs

Este debate explora como fortalecer redes de conexões entre pessoas trans e aliados, promovendo um senso de pertencimento, suporte mútuo e transformação social. Serão discutidas estratégias para criar espaços seguros e inclusivos, onde as trocas de experiências e saberes possam impulsionar o empoderamento individual e coletivo. A mesa também abordará o papel das tecnologias, das comunidades locais e das iniciativas colaborativas na construção de redes de apoio que combatam a exclusão e promovam a diversidade como força central.

29/1 (Quarta) 

14h

Cozinha Falada – Empreendimentos Trans Alimentação e Direitos

A oficina busca apresentar noções sobre economia social e solidária, informar sobre direitos e identificar oportunidades para geração de trabalho e renda a partir da promoção da diversidade sexual e de gênero.

Com: Miguel Luz, homem preto, trans, chef de cozinha e professor

20h

Encerramento “Meu corpo, minha Arte” e premiados no Prêmio Claudia Wonder 2025

Com Casa Florescer. Para cada sociedade, o corpo humano é o símbolo da sua própria estrutura. Agir sobre o corpo é sempre um meio, de alguma forma, de agir sobre a sociedade. Além disso, o modo de representar o corpo na arte é um reflexo da estrutura social, de uma visão de mundo e de uma definição de pessoa. Neste ato vamos ressignificar os processos de expressão através da arte em corpos em movimento e meios de expressão. Elenco: corpos trans.

Serviço

13ª edição do SP Transvisão 2025 – Semana da Visibilidade Trans

De 27 a 29 de janeiro de 2025

Local: SP Escola de Teatro  – Praça Roosevelt, 210, Consolação

Entrada gratuita com a retirada de ingressos na recepção da Sede Roosevelt, conforme hora de chegada

Atividades presenciais terão transmissão ao vivo no YouTube da SP Escola de Teatro.

Recentes

09/08/2024

Veja como foi a peça “O Filho da Geni” na SP Escola de Teatro

08/08/2024

José Miguel Wisnik inicia o semestre letivo com os novos estudantes da SP Escola de Teatro

07/08/2024

Rodolfo García Vázquez, coordenador da SP Escola de Teatro, participa de atividades pedagógicas na Suécia e na Noruega

06/08/2024

Semestre letivo começa na SP Escola de Teatro com recepção aos novos estudantes; veja como foi

06/08/2024

Retrospectivas Quem somos Gestão Prêmios da Adaap Núcleo Tumulto de Investigação Cênica promove atividade com estudantes ingressantes

02/08/2024

SP Escola de Teatro abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 2º semestre de 2024

01/08/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Piracicaba

01/08/2024

SP Escola de Teatro recebe novos estudantes nesse sábado (3) na unidade Brás

31/07/2024

10º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

153 de 773 resultado(s)