Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Curso “Afrocerimônias – a filosofia da cena no teatro de nação” inicia na SP Escola de Teatro; veja como foi

Até 12 de maio, acontece na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o curso gratuito de extensão cultural “Afrocerimônias – a filosofia da cena no teatro de nação”, ministrado por Rodrigo de Odé.

O objetivo do curso é compartilhar elementos, ideias e noções, estratégias e procedimentos criativos relativos ao processo investigativo do artista rodrigo de odé e da filosofia do teatro de nação, com artistas, educadores e estudantes, através de um treinamento contemplando as áreas da performance, das teatralidades negras, da capoeira angola e do teatro negro pós-dramático.

“A filosofia do teatro de nação trata de uma certa concepção sobre o papel da performance e das teatralidades negras na sociedade contemporânea. Os usos do corpo, da mente e do espírito são pensados conforme as ideias de sabedoria muscular e poética da revolta, em prol do desenvolvimento individual e coletivo, tendo o teatro pós-dramático, a performance e as artes da cena em geral como armas e instrumentos privilegiados de ação e transformação. A sabedoria muscular e a poética da revolta pressupõem uma investigação permanente dos elementos, simbólicos e materiais, estruturais e derivados, da capoeira angola, da filosofia nagô, da experiência vivida pela pessoa negra, da história da filosofia africana e das lutas africanas de libertação nacional”, diz Rodrigo de Odé.

Rodrigo de Odé é pesquisador, dramaturgo, ator, diretor e produtor, rodrigo de odé desenvolve uma pesquisa de linguagem sobre teatro negro e história da filosofia africana. Capoeirista e ogan, foi iniciado na capoeira angola em 1999; e, no candomblé, em 2006. Começou no teatro em 1985. Produziu e atuou em espetáculos, seminários, oficinas teatrais e projetos político-pedagógicos, ao longo de nove anos, junto à companhia carioca de teatro negro Cia dos Comuns, fundada em julho de 2001. É autor de artigos acadêmicos, peças teatrais e do ensaio filosófico “Baraperspectivismo: o trágico, relações raciais e o simbolismo de Exu”, publicado em 2020 pela editora Ape’ku.

Veja como foi o início do curso, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

04/08/2022

Confira como foi o 1° dia do curso de Palhaçaria e Comicidades Negras, de Vanessa Rosa, na SP!

03/08/2022

Saiba como foi o lançamento da exposição Heroínas da Independência, de Bob Sousa, que é destaque na SP Escola de Teatro no mês de agosto

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

27/07/2022

Confira como foi a exibição do filme Medida Provisória no Cine Bijou para os jovens da Fundação Casa

26/07/2022

JC Serroni, coordenador de CE e TP da SP, realiza palestra para público internacional na Unirio

15/07/2022

Estudantes da Escola Estadual Pe. Anchieta realizam exposição artística de grafite na sede Brás da SP

864 de 942 resultado(s)