Egressas do curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro lançam livros em 3/4
Duas egressas formadas no curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro lançam seus novos livros no dia 3 de abril. Os lançamentos e bate-papos com as autoras acontecerão na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro.
Beatriz Mendes lança pela Editora Urdimento o livro “Espaço Cenográfico de São Paulo: perspectiva histórica e desdobramentos na formação em cenografia”.
Já Priscila Chagas lança pela Paco Editorial o livro “Cenotecnia, a criação dos operários da cena: um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos na cidade de São Paulo”.
Ambos os livros trazem textos de apresentação e posfácio de Viviane Ramos, artista formadora da SP Escola de Teatro no curso de Técnicas de Palco.
Sobre os livros
“Cenotecnia, a criação dos operários da cena: um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos na cidade de São Paulo”
A obra se estrutura em três perguntas principais: o que é cenotécnica? O que determina o ofício da cenotécnica? O que compõem a função da cenotécnica? Essas questões são investigadas e analisadas no decorrer desta dobra por meio de capítulos que buscam a compreensão de cada uma delas. A primeira parte, “O que é cenotécnica?”, apresentará a compreensão histórica do termo, do trabalho e da relação do cenotécnico com os meios, os objetos e as demais equipes de trabalho. Já a segunda parte, “As funções cenotécnicas em ação”, trará a leitura de profissionais que atuam hoje no setor teatral, a partir dos depoimentos e entendimentos sobre o próprio ofício. A cenotécnica é um ofício tradicional no sentido que os conhecimentos determinantes em suas produções são transmitidos de forma geracional, em meio à relação de trabalho presente em seu exercício. Diante de uma rede de parcerias e trocas, são os próprios profissionais que ensinam, aprendem e produzem novas fórmulas. Os locais de trabalho constituem o ambiente em que a produção dos conhecimentos acontecem, criam-se espaços de compartilhamento e aprendizagem do ofício, visto que, até o século XXI, no Brasil, não havia instituição de formação que se dedicasse a essa prática em nível profissionalizante.
Sobre a autora Priscila Chagas
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO) com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Realizou o mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (PPGAC/UFSJ) e a graduação em Artes Cênicas (licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/UFOP). Também possui formação técnica em Atuação (habilitação de ator) pelo Teatro Escola Macunaíma (MACU-SP) e em Técnicas de Palco (cenotecnia) pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco (SPET-SP). Se dedica em pesquisar as organizações, os saberes e a formação do ofício cenotécnico para as realizações dos eventos teatrais no Brasil. Também realizou uma especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológico (DocentEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Barretos). Atuou como Artista Docente do curso de Técnicas de Palco da SPET no primeiro semestre de 2022 e Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do IFSP – campus São Paulo entre 2023 e 2024. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e espacialidade em Cenografia, Cenotécnica, Pintura de Arte, Adereço Cênico, Contrarregra, Maquinaria cênica, Montagem Cenográfica, Direção de cena e Formação Técnica Teatral.
“Espaço Cenográfico de São Paulo: perspectiva histórica e desdobramentos na formação em cenografia”
Neste livro, resultado de sua pesquisa de mestrado, a autora buscou identificar quais foram as circunstâncias que levaram à idealização e inauguração do Espaço Cenográfico de São Paulo, fundado na década de 1990 pelo arquiteto e cenógrafo J.C. Serroni, assim como documentar a sua significativa atuação para a formação de novos profissionais da cenografia. A partir de um recorte histórico das propostas experimentais que culminaram na modernização do teatro brasileiro, por meio de fotografias e entrevistas, foi realizada uma análise do panorama nacional do ensino de cenografia e as contribuições do Espaço Cenográfico para a memória da cenografia brasileira e para o desenvolvimento profissional na área.
Sobre a autora Beatriz Mendes
Beatriz Mendes é artista, docente e pesquisadora. Suas pesquisas estão ligadas à cenotecnia, cenografia, visualidades e artesanias da cena teatral. Trabalhou como professora no curso Auxiliar de Cenotecnia do PRONATEC SP (2017), como artista docente convidada no curso Técnico em Teatro – linha de estudo Técnicas de Palco na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco (2021 – 2022), ministrou oficinas e cursos de curta duração na Universidade Federal do Espírito Santo e no Instituto do Teatro Brasileiro. Trabalha, de forma autônoma, como cenotécnica, aderecista e produtora para cenografia. Desde 2024 até o momento, trabalha no projeto de inventário dos objetos de cena do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Complexo Theatro Municipal de São Paulo. É formada em licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, é mestra (2020) e doutoranda em Artes, área de concentração Artes Cênicas, pelo Instituto de Artes da Unesp – SP.