Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Workshop de dança gratuito “Práticas de Gumboot” acontece neste sábado (7) na SP Escola de Teatro

Acontece neste sábado (7) das 10h às 13h na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o workshop presencial e gratuito “Práticas de Gumboot”, aberto aos estudantes da Escola e ao público em geral.

O workshop é oferecido pelos estudantes da SP Escola de Teatro Indy Naíse, Miguel Menezzes, Pretominho, Paola Romero, Hebert Gonçalves e Umamba Shaba.

Contam os estudantes: “A aula será uma vivência rítmica e coletiva que transforma o corpo em instrumento de comunicação e memória. Com aquecimento corporal e vocal, exploremos batidas nas botas, palmas e gestos marcados por força, escuta e presença. Uma experiência potente que une movimento, ritmo e ancestralidade.”

Sobre a dança Gumboot

O Gumboot Dance é uma prática tradicional da África do Sul que nasce dentro das minas de ouro, em um dos contextos mais violentos do regime do Apartheid. Homens negros, submetidos a condições precárias de trabalho, eram obrigados a usar botas de borracha para suportar os túneis constantemente alagados. Nessa realidade silenciosa, onde a comunicação verbal era proibida, eles criaram um código corporal: batidas nas botas, palmas, assobios e ritmos precisos se tornaram um idioma compartilhado. Um idioma feito de som, suor e solidariedade.

Essa dança, que surgiu como forma de comunicação e sobrevivência, transformou-se com o tempo em arte viva — uma performance potente, de grande impacto visual e sonoro, que se sustenta no coletivo, no ritmo e no simbolismo. Hoje, o gumboot é muito mais do que uma dança: é um gesto de memória, um chamado à escuta do corpo, um espaço performativo que carrega história e presença.

Recentes

15/10/2025

Curso de Sonoplastia recebe convidados durante as aulas do semestre; veja como foram as atividades

15/10/2025

Cia. Fotiá faz abertura de processo da peça “A sobrevivência da Espécie” na SP Escola de Teatro; garanta seu ingresso!

14/10/2025

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “O Corpo Cômico: Circo, Mímica e Comicidades”

13/10/2025

Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+ acontece na SP Escola de Teatro em 16/10

10/10/2025

Com três rodas de conversa, Invasão Vange Leonel acontece de 14 a 16 de outubro na SP Escola de Teatro

09/10/2025

Veja como foi a peça “Tudo em volta está deserto” na SP Escola de Teatro

08/10/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro embarcam para intercâmbio na Alemanha

08/10/2025

Veja como foi o SP Música com a banda Urutuz

07/10/2025

Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

18 de 1002 resultado(s)