Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Workshop de dança gratuito “Práticas de Gumboot” acontece neste sábado (7) na SP Escola de Teatro

Acontece neste sábado (7) das 10h às 13h na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o workshop presencial e gratuito “Práticas de Gumboot”, aberto aos estudantes da Escola e ao público em geral.

O workshop é oferecido pelos estudantes da SP Escola de Teatro Indy Naíse, Miguel Menezzes, Pretominho, Paola Romero, Hebert Gonçalves e Umamba Shaba.

Contam os estudantes: “A aula será uma vivência rítmica e coletiva que transforma o corpo em instrumento de comunicação e memória. Com aquecimento corporal e vocal, exploremos batidas nas botas, palmas e gestos marcados por força, escuta e presença. Uma experiência potente que une movimento, ritmo e ancestralidade.”

Sobre a dança Gumboot

O Gumboot Dance é uma prática tradicional da África do Sul que nasce dentro das minas de ouro, em um dos contextos mais violentos do regime do Apartheid. Homens negros, submetidos a condições precárias de trabalho, eram obrigados a usar botas de borracha para suportar os túneis constantemente alagados. Nessa realidade silenciosa, onde a comunicação verbal era proibida, eles criaram um código corporal: batidas nas botas, palmas, assobios e ritmos precisos se tornaram um idioma compartilhado. Um idioma feito de som, suor e solidariedade.

Essa dança, que surgiu como forma de comunicação e sobrevivência, transformou-se com o tempo em arte viva — uma performance potente, de grande impacto visual e sonoro, que se sustenta no coletivo, no ritmo e no simbolismo. Hoje, o gumboot é muito mais do que uma dança: é um gesto de memória, um chamado à escuta do corpo, um espaço performativo que carrega história e presença.

Recentes

26/05/2025

Confira como foi o segundo dia da Mostra de Microcenas

23/05/2025

Dramaturgismos na Sala de Ensaio começa em 31/5 com debate “Experiências heterogêneas no teatro contemporâneo”

22/05/2025

LUME ocupa SP Escola de Teatro durante a Virada Cultural 2025; confira a programação!

22/05/2025

Ouça o sexto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Thays Tavares

21/05/2025

Estudantes de Iluminação apresentam experimentos de luz e som na SP Escola de Teatro

19/05/2025

SP Escola de Teatro abre período de transferência interna de estudantes dos cursos técnicos

19/05/2025

SP Música com Ricardo Nash acontece em 30/5; garanta seu ingresso!

16/05/2025

Confira como foram os três dias do Cena Única na SP Escola de Teatro

16/05/2025

Estudantes de Iluminação da SP Escola de Teatro promovem exercícios na Unidade Brás

36 de 889 resultado(s)