Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Workshop de dança gratuito “Práticas de Gumboot” acontece neste sábado (7) na SP Escola de Teatro

Acontece neste sábado (7) das 10h às 13h na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o workshop presencial e gratuito “Práticas de Gumboot”, aberto aos estudantes da Escola e ao público em geral.

O workshop é oferecido pelos estudantes da SP Escola de Teatro Indy Naíse, Miguel Menezzes, Pretominho, Paola Romero, Hebert Gonçalves e Umamba Shaba.

Contam os estudantes: “A aula será uma vivência rítmica e coletiva que transforma o corpo em instrumento de comunicação e memória. Com aquecimento corporal e vocal, exploremos batidas nas botas, palmas e gestos marcados por força, escuta e presença. Uma experiência potente que une movimento, ritmo e ancestralidade.”

Sobre a dança Gumboot

O Gumboot Dance é uma prática tradicional da África do Sul que nasce dentro das minas de ouro, em um dos contextos mais violentos do regime do Apartheid. Homens negros, submetidos a condições precárias de trabalho, eram obrigados a usar botas de borracha para suportar os túneis constantemente alagados. Nessa realidade silenciosa, onde a comunicação verbal era proibida, eles criaram um código corporal: batidas nas botas, palmas, assobios e ritmos precisos se tornaram um idioma compartilhado. Um idioma feito de som, suor e solidariedade.

Essa dança, que surgiu como forma de comunicação e sobrevivência, transformou-se com o tempo em arte viva — uma performance potente, de grande impacto visual e sonoro, que se sustenta no coletivo, no ritmo e no simbolismo. Hoje, o gumboot é muito mais do que uma dança: é um gesto de memória, um chamado à escuta do corpo, um espaço performativo que carrega história e presença.

Recentes

08/05/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: confira dias e horários das avaliações do primeiro momento

08/05/2025

Ouça o quinto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Camillo Miranda

07/05/2025

Confira como foi a abertura da exposição “Sinais de Convergência” na SP Escola de Teatro

06/05/2025

Peça “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” estreia em 17/5 na SP Escola de Teatro

05/05/2025

Assista à aula de Nero Murphy sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área de Iluminação

30/04/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: Lista Preliminar de Inscritos

29/04/2025

Estudantes de Dramaturgia apresentam seus textos no Cena Única em 6, 8 e 9 de maio

29/04/2025

Exposição “Sinais de Convergência” acontece na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro de 30/4 a 12/5

28/04/2025

Programa Oportunidades promove oficina teatral na Faculdade Cultura Inglesa

54 de 889 resultado(s)