Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foram as apresentações dos estudantes na Mostra de Experimentos

Aconteceu em junho na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco a Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2025 dos estudantes dos oito cursos técnicos.

A mostra gratuita apresentou ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre. Foram, ao todo, 16 montagens encenadas presencialmente.

Cada núcleo foi composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola, priorizando um trabalho coletivo e múltiplo: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Pedagogia

Na pedagogia da SP Escola de Teatro, com coordenação de Beth Lopes, cada semestre e módulo conta com quatro vertentes que guiam as pesquisas e estudos dos estudantes: Eixo, Operador, Material e Artista Pedagoga(o).

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul tiveram como Eixo “Performatividade”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e as antropofagias tropicalistas das obras de Rubem Valentim”; como Material “Manifesto sonoro coletivo/LP Tropicalia ou Panis et Circensis”; e como Artista Pedagogo ““O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, de 1933; e o filme “O Rei da Vela”, de 1982, da encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

Já o módulo verde teve como Eixo “Personagem/Conflito”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e “Terra em Transe”, filme de Glauber Rocha”; como Material “Vídeo “Tropicália”, de Marcelo Machado”; e como Artista Pedagoga(o) ““O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e a encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

As vertentes são constantemente estudadas e debatidas durante os meses de aulas e fundamentam as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serve de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados a partir dessa semana.

+ Baixe o programa da Mostra de Experimentos

Veja como foram as apresentações, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

14/05/2024

Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção da SP Escola de Teatro, é convidado para workshop e palestra em Berlim

10/05/2024

SP Escola de Teatro lança edição 10 da Revista A[L]BERTO

10/05/2024

Veja como foi o curso de extensão “Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco”

09/05/2024

Veja como foram as apresentações finais do curso de extensão “Consciência Corporal Através do Movimento”

09/05/2024

Inscreva-se para o workshop gratuito e presencial “A Pane: olhar de direção”

08/05/2024

Veja como foi o curso de extensão “Dança: Fragmentos e Conexões”

08/05/2024

4º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

07/05/2024

Confira como foram as apresentações dos Experimentos II dos estudantes da SP Escola de Teatro

06/05/2024

Tire suas principais dúvidas sobre o Processo Seletivo 2024/2º semestre da SP Escola de Teatro

360 de 890 resultado(s)