Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Coletivo Gompa se apresenta gratuitamente hoje (24) na SP Escola de Teatro com a “Oficina Vertigem Por Um Triz”

Dentro do projeto Ocupa Lab, a companhia de Porto Alegre Coletivo Gompa faz apresentação gratuita ao público hoje (24), às 19h30, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Partindo do corpo como um território de escrituras tensivas, onde forças internas e proprioceptivas estão em constante diálogo com o ambiente externo (tudo que está além da pele), esta oficina pretende conscientizar aos artistas da cena a importância do treinamento das sensações corporais na construção da ação em tempo real.

São usados diferentes conceitos psicofísicos que servem como ferramentas para a construção de narrativas corporais atualizadas.

A oficina é um mergulho interior e imaginativo, a base de dança contemporânea e forte fisicalidade, entretanto, todos os corpos são bem vindos.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente uma hora antes da sessão. A capacidade máxima é de 20 pessoas. 

Sobre o grupo

O COLETIVO GOMPA é um grupo de artistas de Porto Alegre que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo.

O grupo possui também uma atenção especialmente voltada a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e teatro para público infanto-juvenil, bem como para a criação de obras que partam de histórias orais e narrativas de si. A maior parte das obras criadas pelo coletivo possui dramaturgia autoral, composta colaborativamente em processo de ensaio.

Integrantes: Thiago de Moraes Ruff oni, Alexsander Martins Vidaleti, Álvaro Luiz Rosa Costa, Camila Bauer Brönstrup, Liane Carvalho Venturella, Paola Dias Kirst, Fabiane Zarif Severo, Élcio Gimenez Rossini, Pedro Henrique dos Santos Bertoldi e Carlota Christina Macedo de Alburquerque.

+ Veja como foi a semana da VSQ Cia de Teatro na SP Escola de Teatro

As atividades fazem parte do projeto Ocupa LabMultipalco.

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), em parceria com a Fundação Teatro São Pedro (FTSP), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, e o Serviço o Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS).

Voltado a coletivos gaúchos de teatro, o projeto selecionou através de edital nove grupos para participarem de atividades organizadas em três eixos principais: Formativo – Cada coletivo realiza quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; Residência artística – Quatro grupos participam presencialmente no Multipalco, enquanto os demais desenvolvem suas atividades a partir de suas sedes, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e Intercâmbio – Um período de sete dias na sede da SP Escola de Teatro, em São Paulo, proporciona troca de experiências e articulação com artistas da capital paulista.

Recentes

31/12/2024

Retrospectiva 2024: todo o talento dos estudantes no palco

30/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano repleto de ações do Programa Oportunidades

27/12/2024

Retrospectiva 2024: centenas de estudantes passaram pelos cursos de Extensão Cultural

25/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano cheio de livros e revistas incríveis para o público

23/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano repleto de incríveis apresentações teatrais

20/12/2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

19/12/2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

18/12/2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

17/12/2024

Inscreva-se no curso “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria”, com Fabio Maleronka

171 de 914 resultado(s)