Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro lança a revista A[L]BERTO 12 e o livro Eternizar em Escrita Preta – Vol. 6 em 3/12

Lançamento duplo para celebrar a força da dramaturgia e do teatro na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

No dia 3/12, quarta-feira, a partir das 19h, a SP Escola de Teatro e seu Selo Lucias lançam duas novas publicações gratuitas.

Tanto a revista A[L]BERTO número 12 quanto o livro Eternizar Em Escrita Preta Volume 6 – Coletâneas Solano Trindade serão distribuídos gratuitamente no dia do evento e também estarão disponíveis para download gratuito no site da Escola.

O Selo Lucias tem coordenação editorial de Ivam Cabral, Elen Londero e Marcio Aquiles.

No dia do lançamento, além de coquetel, sessão de autógrafos e encontro com os autores, haverá um pocket show da artista Nina Oliveira.

Revista A[L]BERTO número 12

Chegando à edição 12, a revista da SP Escola de Teatro que é referência nos estudos em artes cênicas no País conta dessa vez com a coordenação editorial de Ferdinando Martins, professor e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e crítico teatral.

Diz Martins no editorial da edição:

“A nova edição da revista A[L]BERTO nasce do desejo de pensar o teatro como uma força que modela e é modelada pela cidade. Em tempos de crise e reconfiguração dos espaços de convívio, a cena contemporânea se afirma como território sensível de investigação, onde arte e vida se entrelaçam na disputa por visibilidade, afeto e pertencimento. Ao reunir artistas, pesquisadores e pensadores de diferentes gerações e regiões do país, esta edição convida à reflexão sobre como o teatro resiste, se desloca e se reinventa em diálogo com o urbano – nos becos, praças, avenidas, galpões, contêineres e até nos depósitos de lixo que fazem da cidade um grande palco em transformação. Propõe-se a investigar as múltiplas interfaces entre teatro, cidade e espaço, buscando compreender como as práticas cênicas não apenas ocupam, mas também transformam o território urbano. O teatro é abordado como agente ativo na produção de sentidos, afetos e experiências compartilhadas, capaz de interagir com a arquitetura, os fluxos sociais e as dinâmicas culturais da cidade.”

A edição traz artigos e ensaios de Tato Consorti, Maíra do Nascimento, Artur Sartori Kon, Victor Nóvoa, Amilton de Azevedo, Rodrigo Carvalho Marques Dourado, Danilo dos Santos Pereira, Renan Marcondes, Júlia Anastácia, Letícia Bassit, Sofia Boito, Sergio Zlotnic, Renato Bolelli Rebouças, Giorgio Gislon e Jorge Dubatti.

A revista também traz apresentação de Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; introdução de Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro; e prefácio de Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e parcerias da SP Escola de Teatro.

A A[L]BERTO conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Eternizar Em Escrita Preta Vol. 6 – Coletâneas Solano Trindade

Chegando ao seu sexto volume, o livro Eternizar Em Escrita Preta traz as três dramaturgias inéditas dos autores premiados nesse ano na sexta edição do Prêmio Solano Trindade de dramaturgias negras, prêmio criado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pela SP Escola de Teatro.

Os dramaturgos premiados este ano foram: Blendon Cassio, com a peça “Depois do Homem”; Clarissa Roberta, com a peça “Alerta – Estado de PixAÇÃO”; e Ray Ariana, com a peça “Ínterim: Ou Como Despertam os Griôs”.

Vale ressaltar que Clarissa Roberta e Blendon Cassio são estudantes de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

O livro traz apresentação de Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; e prefácios de Ivam Cabral e Marcio Aquiles.

Voltado ao reconhecimento do trabalho de dramaturgos negros, o Prêmio Solano Trindade é concedido anualmente pela SP Escola de Teatro e pela SCEIC, que publica, por meio do Selo Lucias, três textos inéditos dramatúrgicos escritos por artistas negros com vínculo docente e/ou discente em instituições de ensino de artes cênicas de todo o Brasil.

A Comissão de Seleção da 6ª edição do Prêmio Solano Trindade foi composta por Luz Ribeiro, Lucas Moura e Bianca Melo, profissionais com notória experiência na área teatral e com conhecimento em estudos e debates sobre negritude.

A sexta edição do Prêmio recebeu 27 textos inscritos e aptos pelo edital, assinados por brasileiros ou estrangeiros com residência regular no Brasil, maiores de 18 anos e autodeclarados negros (pretos ou pardos). Foi um recorde de textos inscritos desde sua primeira edição.

+ Leia os livros publicados pelo Selo Lucias

+ Leia as edições anteriores da Revista A[L]BERTO

Recentes

06/03/2025

Peça “VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]” estreia em 13/3 na SP Escola de Teatro

28/02/2025

Peça “Como Expressar uma Dor: Teoria e Prática” estreia em 15/3 na SP Escola de Teatro

27/02/2025

SP Escola de Teatro entrevista a artista residente Emilie Gregersen e o intercambista Oskar Bjarke Windfeld

26/02/2025

Veja como foram os workshops internacionais na SP Escola de Teatro feitos em parceria com a Danish Arts Foundation

25/02/2025

SP Escola de Teatro oferece intercâmbio para a Alemanha a seus estudantes e egressos; inscreva-se!

20/02/2025

Peça “A CobraDORa” estreia na SP Escola de Teatro em 13/3

19/02/2025

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” fica em cartaz até 23/2 na SP Escola de Teatro

18/02/2025

Artistas internacionais se apresentam na SP Escola de Teatro; veja como foram as performances

17/02/2025

Estudante de Iluminação, Nero Murphy promove encontro sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área

252 de 1034 resultado(s)