Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Seminário ao vivo com Vandana Shiva debate emergência climática e a democracia da água

Acontece em 16/5, às 11h, o bate-papo gratuito e ao vivo com Vandana Shiva, filósofa e física indiana. A transmissão acontece no YouTube da SP Escola Superior de Teatro – Faculdade das Artes do Palco.

A mediação será de Diana Mendes, coordenadora pedagógica da SP Escola Superior de Teatro.

Neste semestre, a Escola adotou a obra da pensadora indiana Vandana Shiva, em especial o livro Guerras por Água, como operador teórico dos Módulos Azul e Verde.

Referência mundial no ecofeminismo, Shiva guiará as pesquisas artísticas relacionadas à poética “Mudanças climáticas e futuros distópicos”.

Doutora em filosofia da ciência, Shiva articula conhecimento tradicional e crítica política para defender a ética do cuidado com a Terra. Em sua obra Guerras por Água, denuncia que a escassez não é natural, mas fruto de excessos de poder e da mercantilização da vida.

Segundo a autora: “A escassez surge quando sistemas historicamente abundantes são substituídos por modelos industriais orientados ao lucro. […] Quando a água se torna mercadoria, cidadãos se tornam clientes e direitos se transformam em contratos”.

Essa base teórica norteará as criações práticas dos estudantes, que buscam responder como a arte pode oferecer fôlego em tempos de colapso.

Acompanhe a transmissão ao vivo através do nosso canal do Youtube.

Recentes

15/07/2024

Confira como foram as apresentações finais dos estudantes da SP Escola de Teatro no 1º semestre de 2024

12/07/2024

Entrevista com Mariana Ozório, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2023

12/07/2024

Veja como foi a estreia do espetáculo musical “Para Não Gritar” na SP Escola de Teatro

11/07/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam peças no Interior e Litoral durante o mês de julho

11/07/2024

Confira como foi a apresentação da peça “No dia seguinte todo mundo riu” na SP Escola de Teatro

10/07/2024

Mesa de conversa sobre dramaturgia contemporânea acontece amanhã (11) na SP Escola de Teatro

05/07/2024

Processo Seletivo 2024/2º semestre: SP Escola de Teatro divulga convocados para as atividades de segundo momento

04/07/2024

8º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

02/07/2024

Entrevista com Luz Ribeiro, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2023

540 de 1130 resultado(s)