Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Obras inéditas do Atelier de Composição Lírica estreiam no Theatro São Pedro com libreto de Luísa Tarzia, aluna da SP Escola de Teatro

Em 26 e 27 de outubro, serão encenados, no Theatro São Pedro, obras inéditas do Atelier de Composição Lírica – projeto que aproxima a nova geração de músicos e escritores e mostra ao público os novos caminhos da ópera nacional.

As récitas trarão as óperas “Aqui, uma ópera”, com composição de Hugo Sano Mani e libreto de Dante Passarelli, “Coro dos que não desistem nunca”, com composição de Gustavo Bonin e libreto de Artur Kon, e “Dança da Morte”, com composição de Maria Rosa Argandoña Tanganelli e libreto de Luísa Tarzia, estudante de Dramaturgia na SP Escola de Teatro.

Com o objetivo de fomentar a composição de obras operísticas inéditas, o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro é uma iniciativa que disponibiliza um programa de formação com professores referências no gênero, resultando na criação e apresentação dos espetáculos na Temporada Lírica do Theatro São Pedro. Dessa forma, o Atelier oferece aos participantes atividades teóricas, práticas e uma perspectiva da ópera na contemporaneidade, preparando-os para debaterem e pensarem a respeito do desenvolvimento da linguagem operística. 

O programa é realizado anualmente e conta com edital disponível no site do Theatro São Pedro. São seis vagas no total, sendo três para libretistas e três para compositores. Além disso, para promover a equidade de gênero no espaço criativo, o edital reserva, no mínimo, duas vagas para candidatas mulheres.

As obras de 2024

Para Ana Vanessa, diretora cênica, neste ano o público pode aguardar um espetáculo que trará reflexões sobre o ser humano no seu limite, seja pela guerra, pelo excesso de trabalho ou pela escassez do básico para sobreviver.

Sob a lente musical, a diretora musical do Atelier de Composição Lírica em 2024, Maíra Ferreira, destaca como os compositores trabalham com a orquestra de maneiras diferentes entre si.

O espetáculo tem direção musical de Maíra Ferreira, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro, direção cênica de Ana Vanessa, cenografia de Giorgia Massetani, figurino de Danielle Tereza, iluminação de Kuka Batista e visagismo de Elisani. O elenco é formado pelos cantores Manuela Freua (soprano), Laiana Oliveira (soprano) e Marcelo Ferreira (barítono).

Serviço

Quando: 26 e 27 de outubro. Sábado, às 11h; domingo, às 17h.

Local: Theatro São Pedro (R. Barra Funda, 171 – São Paulo – SP).

Classificação etária: 14 anos.

Ingressos em: https://feverup.com/m/165137

Recentes

14/08/2024

Três peças lotam a unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro; veja as fotos

13/08/2024

SP Leitura acontece em 22 de agosto com a leitura de “Elegbára Beat”, de Rodrigo de Odé

12/08/2024

Inscrições abertas para o curso “Roteiro Ficcional Para Iniciantes – Narrativas Inclusivas”

12/08/2024

Mostra Vocabulários, sobre gênero e sexualidade, acontece de 20 a 22 de agosto na SP Escola de Teatro

12/08/2024

Bolsa-Oportunidade do 2º semestre de 2024: confira a lista de entrevistas agendadas

09/08/2024

Veja como foi a peça “O Filho da Geni” na SP Escola de Teatro

08/08/2024

José Miguel Wisnik inicia o semestre letivo com os novos estudantes da SP Escola de Teatro

07/08/2024

Rodolfo García Vázquez, coordenador da SP Escola de Teatro, participa de atividades pedagógicas na Suécia e na Noruega

06/08/2024

Semestre letivo começa na SP Escola de Teatro com recepção aos novos estudantes; veja como foi

315 de 940 resultado(s)