Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foram as apresentações dos estudantes na Mostra de Experimentos

Aconteceu em junho na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco a Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2025 dos estudantes dos oito cursos técnicos.

A mostra gratuita apresentou ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre. Foram, ao todo, 16 montagens encenadas presencialmente.

Cada núcleo foi composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola, priorizando um trabalho coletivo e múltiplo: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Pedagogia

Na pedagogia da SP Escola de Teatro, com coordenação de Beth Lopes, cada semestre e módulo conta com quatro vertentes que guiam as pesquisas e estudos dos estudantes: Eixo, Operador, Material e Artista Pedagoga(o).

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul tiveram como Eixo “Performatividade”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e as antropofagias tropicalistas das obras de Rubem Valentim”; como Material “Manifesto sonoro coletivo/LP Tropicalia ou Panis et Circensis”; e como Artista Pedagogo ““O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, de 1933; e o filme “O Rei da Vela”, de 1982, da encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

Já o módulo verde teve como Eixo “Personagem/Conflito”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e “Terra em Transe”, filme de Glauber Rocha”; como Material “Vídeo “Tropicália”, de Marcelo Machado”; e como Artista Pedagoga(o) ““O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e a encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

As vertentes são constantemente estudadas e debatidas durante os meses de aulas e fundamentam as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serve de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados a partir dessa semana.

+ Baixe o programa da Mostra de Experimentos

Veja como foram as apresentações, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

24/11/2023

Lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta” destaca três autores negros e a importância de narrativas plurais

24/11/2023

Sarau Amor em SP leva Batalha de Rima para a SP Escola de Teatro

23/11/2023

Pela 3ª vez, ADAAP e SP Escola de Teatro ganham Selo Igualdade Racial da prefeitura de SP

22/11/2023

"Que tipo de racista eu sou?", pondera Isildinha Baptista Nogueira durante Evento Formativo “Letramento Racial II" na SP Escola de Teatro

22/11/2023

SP Escola de Teatro entrevista Patricia Pillar, conselheira da ADAAP

21/11/2023

Lançamento de “Eternizar em Escrita Preta”, coletânea de dramaturgias de novos escritores negros, acontece amanhã (22)

17/11/2023

Evento Formativo “Letramento Racial II” acontece em 21/11 na Unidade Brás

16/11/2023

Abertas as inscrições para o workshop presencial e gratuito “Potencialização do Corpo”

16/11/2023

Egressa da SP Escola de Teatro participa de intercâmbio na ESAP em Portugual

540 de 940 resultado(s)