Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

José Miguel Wisnik inicia o semestre letivo com os novos estudantes da SP Escola de Teatro

Como aula inaugural para os novos estudantes dos módulos Amarelo e Vermelho no segundo semestre de 2024, a SP Escola de Teatro recebeu no último dia 6 um convidado muito especial: José Miguel Wisnik.

Wisnik é um dos músicos, compositores e ensaístas de maior destaque da cena cultural brasileira. Gravou discos como “São Paulo Rio” e “Pérolas aos Poucos”, trabalhando ao longo da carreira com nomes como Elza Soares, Tom Zé, Arthur Nestrovski e Alaíde Costa.

Já como escritor e ensaísta, publicou livros de destaque como “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras, 1989) e “Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração” (Companhia das Letras, 2018).

Um de seus livros fala da maior paixão brasileira, o futebol. É “Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil” (Companhia das Letras, 2008). Justamente, ele está entre as leituras que comporão as propostas pedagógicas aos estudantes desse semestre, que trabalharão com o tema do futebol para guiarem seus estudos e nortearem a criação de seus experimentos finais.

Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, recebeu Wisnik e falou aos ouvintes: “Lemos muito Wisnik na Escola, ele sempre esteve presente aqui conosco, mais do que ele imagina! E nesse semestre, em especial, vamos nos debruçar em muitas de suas obras e as tantas questões que ela levanta”, disse.

“Futebol é teatro. Dispositivo de dar a ver, que se mostra, pensando na etimologia do grego. Futebol é um tremendo teatro em si mesmo, então transformar futebol em teatro é muito difícil. Nelson Rodrigues disse que uma simples pelada tem uma complexidade shakespeariana”, explicou Wisnik.

+ Veja como foi a recepção aos novos estudantes 

Assista à aula de José Miguel Wisnik.

Recentes

01/02/2024

Rachel Rocha, conselheira da ADAAP, vence Prêmio Destaques OAB Santo Amaro

01/02/2024

Confira a programação do 4º dia do SP Transvisão 2024 – Semana da Visibilidade Trans

31/01/2024

Confira a programação do 3º dia do SP Transvisão 2024 – Semana da Visibilidade Trans

30/01/2024

Abertas as inscrições para o curso gratuito “Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco”

30/01/2024

Confira a programação do 2º dia do SP Transvisão 2024 – Semana da Visibilidade Trans

29/01/2024

Confira a programação do 1º dia do SP Transvisão 2024 – Semana da Visibilidade Trans

29/01/2024

Confira como foram os Experimentos Finais dos estudantes do 2º semestre de 2023

25/01/2024

12º SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans acontece de 30/1 a 2/2 na SP Escola de Teatro

24/01/2024

Curso “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria” recebe diretoras convidadas

432 de 890 resultado(s)