Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foram as apresentações dos estudantes na Mostra de Experimentos

Aconteceu em junho na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco a Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2025 dos estudantes dos oito cursos técnicos.

A mostra gratuita apresentou ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre. Foram, ao todo, 16 montagens encenadas presencialmente.

Cada núcleo foi composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola, priorizando um trabalho coletivo e múltiplo: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Pedagogia

Na pedagogia da SP Escola de Teatro, com coordenação de Beth Lopes, cada semestre e módulo conta com quatro vertentes que guiam as pesquisas e estudos dos estudantes: Eixo, Operador, Material e Artista Pedagoga(o).

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul tiveram como Eixo “Performatividade”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e as antropofagias tropicalistas das obras de Rubem Valentim”; como Material “Manifesto sonoro coletivo/LP Tropicalia ou Panis et Circensis”; e como Artista Pedagogo ““O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, de 1933; e o filme “O Rei da Vela”, de 1982, da encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

Já o módulo verde teve como Eixo “Personagem/Conflito”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e “Terra em Transe”, filme de Glauber Rocha”; como Material “Vídeo “Tropicália”, de Marcelo Machado”; e como Artista Pedagoga(o) ““O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e a encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

As vertentes são constantemente estudadas e debatidas durante os meses de aulas e fundamentam as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serve de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados a partir dessa semana.

+ Baixe o programa da Mostra de Experimentos

Veja como foram as apresentações, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

17/04/2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

12/04/2024

Inscreva-se para o curso gratuito e online “História do Teatro do Brasil, Fragmentos: Do Colonialismo ao Decolonialismo”

10/04/2024

2º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

09/04/2024

Espetáculo “Ensaio Sobre o Vazio” estreia na SP Escola de Teatro

08/04/2024

Veja como foi a mesa “Marcas da História Pessoal nas Produções do Artista”

05/04/2024

Programa Oportunidades promove roda de conversa sobre vivências na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

03/04/2024

Mesa “Marcas da História Pessoal nas Produções do Artista” acontece neste sábado (6)

02/04/2024

Resultado do Processo Seletivo complementar 1º semestre/2024

01/04/2024

Peça “Crioulos” estreia em 13 de abril na SP Escola de Teatro

432 de 940 resultado(s)